Artes Públicas
Quando nós falamos sobre arte pública, imaginamos que se trata de uma obra de arte estabelecida em praças, parques e locais de acesso público.
Entretanto a definição para ela, em nosso contexto atual, remetem para diferentes paradigmas, e que merecem uma reflexão sobre cada uma delas.
Arte no espaço público,o artista realiza uma obra de seu estilo fora do museu. O que legitima estas obras como “públicas” é simplesmente o fato de estarem instaladas em espaços considerados públicos.
A arte pública engloba uma grande diversidade de géneros artísticos, desde a escultura, pintura, grafiti, mosaico, mural, baixo-relevo, hapenning, performance, entre outras formas de expressão.
Tudo o que esteja relacionado directa ou “indirectamente” com o espaço público e a sua vivência social. Portanto, não existem fronteiras rígidas e pré-determinadas, porque o conceito de espaço público encontra-se em constante evolução.
Por exemplo, a internet tem se revelado, cada vez mais, num espaço público por excelência, onde se inscrevem as mais variadas formas de arte.